A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição crônica que afeta o trato gastrointestinal, causando sintomas como dor abdominal, inchaço, gases, diarreia e constipação. Estima-se que cerca de 760 milhões a 1,9 bilhões de pessoas no mundo sofra de SII, impactando significativamente suas qualidades de vida. No entanto, uma estratégia conhecida Low FODMAP Diet tem mostrado ser uma solução eficaz e segura para aliviar esses sintomas.
O que é a Síndrome do Intestino Irritável?
A SII é um distúrbio funcional do intestino, onde a interação entre o cérebro, o sistema nervoso central e o intestino é alterada, resultando em dor abdominal, alterações no hábito intestinal e hipersensibilidade intestinal. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem ser desencadeados por fatores como estresse, infecções gastrointestinais anteriores, dieta, genética, inflamação, disbiose e leaky gut. Embora a SII não cause danos estruturais ao intestino, seus sintomas podem ser debilitantes, além de quadros de depressão, estresse crônico e ansiedade serem frequentemente apresentados em pessoas com esta síndrome.
A Síndrome do Intestino Irritável pode ser de difícil diagnóstico e levar anos, devido aos sintomas serem muito semelhantes a outros distúrbios do trato gastrointestinal.
Causas da Síndrome do Intestino Irritável.
A causa da SII ainda não está bem esclarecida, mas é de característica multifatorial, Acredita-se que haja uma hipersensibilidade visceral, responsável pelos sintomas, e que podem ser intensificados pela ingestão de alimentos ricos em FODMAPs.
Os principais erros que portadores da Síndrome do Intestino Irritável cometem.
Na busca desesperada por aliviar os sintomas incapacitantes da SII e recuperar a qualidade de vida, algumas pessoas não buscam ajuda profissional e acabam cometendo erros, como:
- Usar laxantes para tratar a constipação;
- Cortar todas as fibras da dieta para melhorar a diarreia;
- Cortar diversos grupos alimentares para reduzir os sintomas, aleatoriamente, sem sucesso;
- Não praticar atividade física;
- Usar probióticos por conta própria;
- Negligenciar a importância da higiene do sono;
- Tomar medicamentos, suplementos, chás e fitoterápicos sem orientação profissional, para dormir.
O que é a Dieta Low FODMAP?
A dieta Low FODMAP foi desenvolvida pela Universidade Monash, na Austrália, e envolve a redução de alimentos ricos em carboidratos fermentáveis, conhecidos por causar sintomas gastrointestinais. FODMAP é um acrônimo que significa:
- Fermentable (Fermentáveis);
- Oligosaccharides (Oligossacarídeos);
- Disaccharides (Dissacarídeos);
- Monosaccharides (Monossacarídeos);
- And Polyols (e Polióis).
Esses carboidratos são encontrados em diversos alimentos comuns, como trigo, cebola, alho, leite, maçã, mel e alguns adoçantes artificiais. Eles não são completamente absorvidos no intestino delgado, chegando ao intestino grosso, onde são fermentados pelas bactérias da microbiota intestinal, produzindo gases e atraindo água, o que pode levar a sintomas de SII. É importante ressaltar que os sintomas e a tolerância a cada alimento é individual, o mesmo alimento pode ou não causar sintomas em pessoas diferentes.
Como a Dieta Low FODMAP Beneficia Pessoas com SII?
Estudos mostram que cerca de 70% das pessoas com SII experimentam uma redução significativa dos sintomas ao seguir a dieta Low FODMAP. Além disso, essa dieta também pode melhorar a qualidade de vida, reduzindo a necessidade de medicamentos e consultas médicas frequentes.
A dieta Low FODMAP é implementada em três fases principais:
- Eliminação: após análise do nutricionista, os alimentos ricos em FODMAPs são removidos da dieta por um período específico, ajudando a identificar se eles estão contribuindo para os sintomas;
- Reintrodução: os alimentos excluídos na fase anterior são reintroduzidos gradualmente, sendo um grupo e um alimento de cada vez, para identificar quais tipos e quantidades de FODMAPs são tolerados sem causar sintomas;
- Personalização: com base nos resultados da fase de reintrodução, uma dieta personalizada e equilibrada é criada, permitindo a inclusão de alimentos tolerados em quantidades seguras e que não gerem sintomas.
Conclusão
A dieta Low FODMAP oferece uma abordagem estruturada, segura e baseada em evidências para o manejo dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. Para pessoas que sofrem com a SII, uma condição debilitante, essa estratégia tem grande potencial para proporcionar alívio e melhor qualidade de vida.
A Low FODMAP Diet deve ser conduzida por uma nutricionista capacitada em implementar esta estratégia e por tempo determinado. Nunca deve ser feita por conta própria e por tempo indeterminado.